Possui instalações em Braga, na Rua dos Barbosas, é constituída por dois sócios, Manuel Fernandes e Fátima Costa, com um capital social de 100.000€, repartido por duas quotas de igual valor. Actualmente o seu volume de negócios situa-se na ordem dos 568.500€
Desde o ano de 1992 que, Manuel Fernandes, divide a contabilidade com a atividade formativa na área da Contabilidade, Gestão e Fiscalidade, leciona na Escola Profissional de Braga – EPB desde 1992, onde é professor dos quadros da escola, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave – IPCA desde 2014, como Assistente Convidado, e é formador em alguns cursos acreditados pela Ordem dos Contabilistas Certificados, na área da contabilidade e recursos humanos do setor não lucrativo, organizados pela F3M – Empresa líder no setor das entidades não lucrativas. É também formador em ações pontuais desenvolvidas por outras entidades.
Na data da sua constituição, em 30 de Janeiro de 1996, com sede na Rua dos Barbosas, 139 – salas 9,10 e 11, nessa altura iniciou com dois sócios, ambos contabilistas certificados, Manuel Fernandes e Afonso Pimenta , de onde resultou a primeira designação da empresa – Fernandes & Pimenta, Lda onde contavam inicialmente uma equipa de 3 elementos, os dois sócios e a colega de serviço Fátima Costa, que foi crescendo ao longo dos tempos, até aos atuais 23.
A Fernandes & Pimenta foi uma das primeiras empresas em Portugal, nesta área de negócio a implementar um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma internacional ISO 9001:2000, o que permitiu diferenciar os seus serviços em relação à maior parte da concorrência.
A empresa possui também experiência no mercado Africano, mais concretamente em Moçambique, onde desenvolveu formação e parceria com empresas locais, durantes os anos de 2006 a 2012.
Em 2011, deu-se a entrada como sócia de Fátima Costa, por aquisição da quota do anterior sócio Afonso Pimenta. Apesar da saída deste sócio a empresa não regrediu na sua atuação, tendo continuado com um crescimento sustentado e saudável, que se mantém até aos dias de hoje.
A empresa passa também a ter um departamento de Relações Internacionais, onde pontifica atualmente a existência de vários clientes de origem francófona ou mesmo franceses com estabelecimentos em Portugal, dada a facilidade da utilização da língua francesa pelos sócios e alguns dos colaboradores. A Fercofis tem sido um importante aliado na implantação de algumas empresas francesas em Portugal, desenvolvendo todo o tipo de trabalho contabilístico e fiscal em interação com os serviços franceses destas empresas, bem como um apoio administrativo e de gestão de tesouraria das mesmas.
A empresa inicia um ciclo de crescimento continuo que se mantém, tendo diversificado a sua atividade para novos setores da economia emergente, nomeadamente na área das novas tecnologias.
Foi criada uma nova imagem corporativa para a empresa e um novo logotipo, inspirado nas cores do vermelho e cinzento, que se veio a tornar na nossa imagem de marca. Iniciamos prestação de serviços para a empresa Génération – Sucursal em Portugal, com sede em Lisboa com cerca de 200 colaboradores e em franco crescimento, torna-se rapidamente no maior cliente da FERCOFIS, sendo um dos grupos seguradores de referência em França e com operação também em outros países.
Além dos serviços tradicionais do escritório efetuamos assumimos também a responsabilidade pela gestão da tesouraria. Neste ano a empresa atinge os 10 colaboradores.
Iniciamos prestação de serviços para uma outra multinacional de origem francesa – a Fiducial, presente em vários Países e dois continentes, que constituiu em Portugal a Fiducial Informática, Lda. Acentuou-se também por esta altura o crescimento da empresa de forma muito significativa também com empresas portuguesas com dimensão presentes em Portugal e em vários mercados externos, sendo a parir deste ano sempre com um valor de dois dígitos.
Para responder a muitas solicitações iniciamos também um novo serviço de consultas fiscais e contabilísticas presenciais e por videoconferência que teve grande adesão, sobretudo na modalidade on-line.
Atingimos o marco histórico do cliente número 1000, desde a criação da empresa. Neste número inclui-se todos os clientes avençados e clientes ocasionais de serviços temporários como por exemplo as declarações de IRS e serviços de caráter único, como a consultoria fiscal, empresarial e contabilística.
Em 2024 a empresa constitui-se como um grupo, com aquisição de um escritório de Contabilidade, dos mais antigos da cidade de Braga, com cerca de 50 anos de história de sucesso e prestigio a José Araújo & Fernandes, Lda por aposentadoria do seu sócio fundador Dr José Araújo.
Assim passamos a contar com dois escritórios, alargando o numero de clientes para mais cerca de 80, e o número de colaboradores para mais 6.
Neste ano e fruto do continuo crescimento e das bases financeiras sólidas em que assenta, a empresa recebeu a distinção de estar entre as 5% melhores PME de Portugal
Atualmente a empresa tem cerca de 320 clientes avençados nas mais diversas áreas de negócio, como a construção civil e obras públicas, imobiliárias, informática e tenologias, restauração, recolha e tratamento de resíduos, comércio a retalho, reparação automóvel, calçado, seguros, farmácia, informática, agricultura, organização de eventos, madeiras, e economia social em Paróquias, Centros Sociais e Paroquiais e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e serviços diversos (advocacia, psicologia, consultores, etc).
Em termos geográficos a maior parte dos clientes são do distrito de Braga, no entanto, possui clientes em grande parte do território nacional (Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Leiria, etc) e ainda em França.
Cada cliente tem a sua identidade própria, e para alcançar os objetivos definidos e as necessidade criadas a Fercofis adota uma relação personalizada baseada na cooperação com o cliente de forma a assegurar a excelência das relações e atingir uma alta eficácia nos resultados.